sexta-feira, 4 de maio de 2007

A Menina e o Leite

Catarina, com seu vestido xadrez e avental branco, chinelinhas de palhas trançadas de vermelho, ia para o mercado, levando na cabeça uma lata com o primeiro leite de sua vaquinha mocha. Ia contente da vida e a falar sozinha:
- Vendo o leite e compro uma dúzia de ovos de raça poedeira. Ponho os ovos para chocar e, depois de vinte e um dias, sai uma dúzia de pintos. Morrem uns dois, eu sei, mas ficam dez: cinco frangos e cinco frangas. Crio os frangos e vendo- os a Cr$ 1,20. As frangas viram cinco botadeiras. Pondo cada uma 150 avos por ano, mais ou menos, fico com 750 ovos. Choco todos. Fico, então, com 750 pintos, descontando uns 100 , que decerto morrem, fico com 650 entre frangos e frangas. Vendo os frangos, uns 300, talvez, a Cr$ 1,20 ou Cr$ 1,30 e fico, fico então com...
E Catarina deteve- se para fazer as contas. Tentou, tentou e não acertou. Era muito dinheiro, e a conta muito difícil para fazer de cor.
- Com esse dinheiro, hei- de comprar umas seis porcas de cria e uma cabrita.
Nisto Catarina tropeçou e caiu com a lata e tudo.
Levantou- se depressa, limpou o vestido e olhou triste para o leite que escorria pelo caminho.
E agora? E as 5 botadeiras, os 656 frangos, a 6 porcas e a cabrita???
Catarina levou o avental aos olhos e pôs- se a chorar.

( Lúcia Monteiro Casasanta)

Essa estoria me acompanhou por toda minha infância e me acompanha até hoje. Estava remexendo nos meus livros e encontrei um sem capa, todo feiosinho que por acaso se chama "As Mais Belas Histórias", e foi escrito pela minha amada avó. Várias pessoas estudaram durante a infância com esse e outros livros dela.
Eu infelizmente nunca estudei dessa forma, mas li todos com muito carinho, além disso meu pai era um apaixonado pelos livros dela e me contava com muito amor essa ( que era sua favorita) e outras estorias.
Dedico este post, aos meus primos, meus irmãos, meus tios e todas as pessoas que guardam com carinho a estoria que aprendeu na infância. E aos meus primos, irmãos e tios deixo a pergunta: de qual estoria/história dela vocês também se lembram??? Eu ainda me lembro de muitas... " Dona pata e seus patinhos", " O Afilhado do Diabo ou os Três Cavalos Encantados", entre muitas outras.... Todas elas tem uma porcentagem no que sou hoje.
beijocas
;)

4 comentários:

Sarah disse...

coitado do leite... ou citada da catarina????

marilia reis disse...

Estudei com estes livros e tenho o sonho de rele-los novamente, outro dia estava encafifada com uma poesia que falava de um pássaro que cai em um alçapão... sabia o começo e o fim, mas o meio???? e o titulo??? encontrei aqui na net, juntamente com com outras como: Bárbara Bela, A cruz da Estrada, As flores eos Pinheiros, A Fonte e a Flor, e me lembro vagamente de várias historias... obrigada por esta já nem me lembrava, encontrei a capa dos livros e tamanha foi minha emoção. obrigada bjsssss

Unknown disse...

adorei encontrar um pedaço de minha infancia,como numa cocha de retalhos eu
buscava os pedacinhos
do tecida do vestido que eu mais gostava,é tão gostoso encontrar.

Marcelo disse...

Mt bom! Mt humano! ^^